3 de maio de 2012

Gerente – São tantas as emoções...

Todos os cargos de gestão são bastante influenciados pelas emoções e uma alta Inteligência Emocional é uma forte vantagem competitiva, além de ser a chave para o sucesso pessoal e profissional.

O uso da Inteligência Emocional é benéfico para as organizações, pois constrói relacionamentos não só dentro da empresa como também com os clientes.

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Veja algumas dicas para refinar a sua Inteligência Emocional:

1. AUTOANALISE

Esteja consciente de suas próprias emoções e em como você reage a diferentes situações emocionais. Seja honesto consigo mesmo e determine seus pontos fortes e fracos e como eles podem afetar os outros. Assuma sempre as responsabilidades por suas ações. Deixe sua mente sempre aberta e positiva em todo e qualquer cenário.

2. SABER OUVIR

Enquanto os outros falam, normalmente estamos preocupados e atentos com nossa resposta. Concentre-se no que seu interlocutor está realmente dizendo. Faça pequenos resumos ou perguntas a ele para checar se o seu entendimento está correto.

3. LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal e a comunicação não verbal vão ajuda-lo a identificar o que a pessoa realmente está sentindo. A atenção à expressão facial, tom de voz, corpo e movimento dos olhos faz com que você perceba se o que ele realmente está dizendo. Não esqueça de prestar atenção à sua própria linguagem corporal.

4. ESTRESSE

O estresse é prejudicial a todas as situações pessoais e profissionais. Aprenda a identificar e a reagir ao estresse. Existem técnicas para isso.

5. ANALISE SUA INFLUENCIA

Saber avaliar o impacto de suas palavras e ações sobre outras pessoas faz parte da arte de ser emocionalmente inteligente. Isto é muito importante para os gestores em geral. Um membro da equipe pode apresentar melhor desempenho através da necessidade em vencer desafios, enquanto outro pode alcançar o sucesso através de uma abordagem mais carinhosa e humana. Ser capaz de avaliar o método mais eficaz para um grupo ou individuo produzirá melhores resultados a médio e longo prazo.

6. MANTENHA CONVERSAS INDIVIDUAIS

Conhecer seus colaboradores individualmente e no grupo a que pertencem é uma boa técnica e isto você só consegue conversando individualmente e em pequenos grupos. Em uma conversa ao vivo as emoções, as modulações e entonações são bem perceptíveis e ajudam você a conhecer cada membro de sua equipe.

A Inteligência emocional, mesmo sendo estudada há algumas décadas ainda não foi utilizada de forma eficaz no ambiente corporativo, o que poderia trazer resultados surpreendentes às organizações.

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