15 de maio de 2012

Algumas habilidades do Líder

Com bastante frequência recebo solicitações de pessoas que afirmam que “sentem” que suas empresas necessitam de líderes e que desejam aprender a arte de liderar.

Minha resposta costuma ser que se torna líder aquele que tenha este desejo de forma consciente e que reúna um conjunto de habilidades, sendo que as principais são:

VISÃO
Para você refletir: Eu tenho um plano de vida estruturado para os próximos anos? Costumo estabelecer metas em minha Vida?
A visão é uma das principais habilidades do líder que será mais eficiente se ele tiver uma consciência plena de onde se encontra, qual o seu papel, os seus objetivos, os objetivos da organização e se está havendo desvio destas metas.

RELACIONAMENTOS
Par você refletir: tenho facilidade em falar com uma pessoa que não conheço e que faça um voo ao meu lado?
Não existe liderança sem liderados, portanto não existe nem um nem outro se não houver o ele de ligação entre estas partes. A liderança envolve uma grande habilidade em relacionamentos. Saber construir, administrar e enriquecer relacionamentos é fundamental para o Líder.

ADAPTABILIDADE
Para você refletir: É difícil eu mudar a mim mesmo quando os cenários mudam? Como reajo à mudança?
Chega um momento em que há uma necessidade de mudar. Mudar a sua atitude, mudar o seu entendimento e até mesmo mudar a si mesmo. Assim, o nível de adaptabilidade deve ser grande. Esta habilidade de liderança é muito importante em um novo ambiente onde as pessoas ainda não confiam em você ou que ainda não estão confortáveis ​​com você por ter recém chegado àquela área.

DESENVOLVIMENTO
Aqui quero salientar não só o desenvolvimento dos outros, mas também o autodesenvolvimento.
Para você refletir: Estou disposto a tornar os outro melhor? Estou disposto a ensinar os outros?
Quando compartilhamos o nosso conhecimento as pessoas tornam-se propensas a confiar e admirar você. Estas são condições fundamentais para que consigamos influenciar os outros.
Não podemos nos esquecer de que liderar é saber influenciar para atingir metas.

INTEGRIDADE
Para você refletir: Ética e Moral, o que significam estes conceitos para mim?
Se você não tiver força interna e princípios orientadores não conseguirá influenciar as pessoas.

COMUNICAÇÃO
Para você refletir: Eu tenho uma escuta eficaz? O quanto do que falo é compreendido pelos outros?
Se liderar é influenciar, como posso compartilhar ideias e pensamentos com os outros se tenho uma comunicação deficiente, se não escuto o outro com eficiência?
Normalmente um conflito se estabelece tendo como fundo uma comunicação mal feita.

PERSUASÃO
Para você refletir: Eu tenho facilidade em influenciar pessoas?
A persuasão é a capacidade de influenciar as pessoas a fazer algo, para movê-los em uma determinada direção ou para mudar sua maneira de pensar. Habilidade de persuasão é muito importante para um líder.
Persuasão depende de muitas coisas como o quanto as pessoas confiam em você, como eles percebem sobre você, como se comunicar com elas. Persuasão é um conjunto de habilidades.

TRABALHO EM EQUIPE
Pra você refletir: Eu sei delegar?
Quem trabalha sozinho é o chefe. O Líder sempre trabalha em conjunto com seus liderados, o que traz uma serie de benefícios e vantagens, desde que exista confiança e bom relacionamento.

Como você pode observar, exercer liderança não depende de ter nascido líder ou não, mas sim de uma forte convicção e a oportunidade para aprender e praticar estas habilidades.

Se você tiver algum comentário fique a vontade para entrar em contato: cleyson@dellcorso.com

Nenhum comentário: