2 de fevereiro de 2010

Voce e seu tempo

O que você faria se tivesse recebido uma herança que lhe rendesse diariamente R$ 86.400,00 e que no testamento existisse uma cláusula determinando que este valor devesse ser gasto antes da meia noite, todos os dias? Nada poderia ser acumulado, obrigatoriamente deveria ser gasto antes da meia noite.
Talvez a sua vida milionária fosse agradável nos primeiros momentos, mas certamente a obrigação de gastar e administrar uma boa quantia todos os dias, seria estressante com o passar dos meses.
Sonhar com uma herança assim é bem fantasiosa, porém se trocarmos os “R$” por “segundos” veremos que é uma herança que todos recebemos.
Todos os dias nós temos que administrar 86.400 segundos, isto é, colocar nossas atividades previstas e imprevistas neste espaço de tempo, mas muitas vezes, ao contrario de nossa herança imaginária, costumamos deixar algo para o dia seguinte.
Antes de analisar o que torna quase impossível a façanha de ajeitar todos os compromissos neste tempo, é importante salientar dois pontos:

· Tempo é um recurso fundamental
· Tempo não é reciclável

Com estes conceitos poderemos analisar a nossa “herança”:

Você costuma pronunciar frases semelhantes a estas?

• Não tenho tempo para nada
• Se o dia tivesse 36 horas ...
• Tudo é comigo.....
• Não tive tempo de.....
• Ainda não consegui almoçar hoje.
• Não saio daqui antes das 21 horas hoje.
• Minha família cobra um ”tempinho” para ela.

Se você respondeu SIM a pelo menos 3 destas frases acredito que você deva tomar algumas destas atitudes:

1. Ter sua própria diretriz
É comum encontrarmos entre as pessoas que não sabem administrar o tempo aquelas que não têm um planejamento de vida ou mesmo de suas atividades, deixando que as circunstanciem o levem, agindo muito mais pelas demandas externas que pelas suas próprias.

2. Avaliar seus hábitos
Se você tem dificuldades em organizar o seu dia, verifique os seus hábitos. Analise algumas atitudes suas que fazem com que você perca tempo desnecessariamente. Tenho um amigo, gestor de uma empresa, que passa quase todo o tempo apagando incêndios e produzindo pouco. Várias vezes já disse que ele deve se antecipar aos problemas para que incêndios não surjam, mas ele não consegue ter esta atitude. Um dia de 40 horas é pouco para ele....

3. Analise dos estranguladores de tempo
Tire uns três dias de uma semana qualquer e anote todas as suas atividades e o tempo dedicado a elas. Você ficará surpreso com a quantidade de tempo desperdiçado.
Observe quanto tempo você dedica a ler seus e-mails – já pensou em ter um endereço eletrônico para assuntos pessoais e outro para profissionais?
Em minha opinião, deveria ser proibido sentar em reuniões de trabalho, todos deveriam ficar em pé, somente assim os assuntos tratados teriam a objetividade necessária.
Faça o seu “conta corrente” de atividades e veja quanto tempo você perde.

Em meus treinamentos sobre ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO apresento várias técnicas de identificar estes tipos de problema, mas você poderá encontrar outras com uma boa reflexão.

Algumas das causas para a desorganização de sua agenda são facilmente enumeradas:

• Dificuldade em dizer não
• Falta de autodisciplina
• Não saber organizar o tempo
• Colaboradores não muito competentes
• Muita burocracia
• Não saber utilizar assistentes
• Muita centralização e pouca delegação

Muito se tem escrito sobre o tema ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, mas poucas ações realmente eficazes costumam ser colocadas em pratica.
Quer tentar com estes passos iniciais?
Alguma sugestão, dúvidas? Use o espaço para comentários...
Bom trabalho.... se tiver tempo....
contato@dellcorso.com.br

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