24 de fevereiro de 2010

Deixa a Vida me Levar

No inicio de fevereiro postei neste espaço algumas considerações sobre Ser proativo e foram muitos os e-mails com comentários, sugestões e dúvidas. Foi, porém, em um bate papo virtual que fui alertado para um detalhe: eu não havia mencionado que planejamento é uma competência que não pode faltar ao colaborador proativo.
O diálogo virtual foi com minha Amiga Ana Paula Pinheiro, Diretora executiva da Universo RH (http://www.rhuniverso.com.br), uma empresa que reúne gente,idéias e ideais como ela mesmo diz.
A experiência de Ana Paula nesta área é inconteste, e uma frase dela chamou minha atenção: Porque, em minha opinião, proatividade sem planejamento é apenas impulsividade. Argumentei com ela que planejar deve ser uma característica de qualquer pessoa que busca o profissionalismo, mas ela foi enfática: Mas, ultimamente, tenho percebido que as pessoas não sabem dos ingredientes básicos, e a gente tem que ser óbvio.
Depois de muito refletir, resolvi dar minha mão à palmatória. Ana Paula Pinheiro mais uma vez estava com razão Parece que muitos profissionais estão influenciados por Zeca Pagodinho e estão adotando o deixa a vida me levar...
Vamos ser óbvios.
Todos nós necessitamos de um mínimo de planejamento como indivíduos, porém se quisermos alcançar o profissionalismo em nossas áreas de atuação necessitamos de um ótimo planejamento para curto, médio e longo prazo. Estes planejamentos devem ser estratégicos, táticos e operacionais. Sem planejamento, não dá....
Os velejadores costumam dizer que: se você não sabe para onde ir, qualquer lugar está bom desde que o vento leve você, mas se você sabe para onde e como quer ir, ajuste as velas, trace a rota, verifique seus suprimentos e consulte as previsões atmosféricas.
Em atividades de Counselling tenho atendido profissionais, que simplesmente almejam subir hierarquicamente, mas que não sabem ao menos em que nível estão e quais são as contingências e conseqüências para cada ação tomada. Quando pergunto alguma coisa relacionada ao Como, a resposta mais freqüente é: não sei, mas eu quero. Quando a esta pergunta segue-se o Quando, costumo ouvir: logo.
São carreiras sem consistência, de profissionais com excelente formação, mas que não conseguem planejar muito além do dia de hoje.
Este assunto tem muita importância para o desenvolvimento profissional, tanto que vamos voltar a falar no assunto brevemente.

Nenhum comentário: