26 de agosto de 2013

Reter talentos é fundamental

Uma equipe integrada é fundamental na Retenção de Talentos
Um dos principais mecanismos para a retenção de talentos é investir na preparação e aprimoramento do comportamento dos líderes, pois cerca de dois terços dos funcionários têm problemas com seus chefes.
Você já se perguntou por que isto acontece? Já analisou o que é estressante para uma equipe?
Tenho pensado nisto e creio que os líderes falham nestes aspectos:

EXCESSO DE CONTROLE
Muito controle e forte autoridade são fatores que minam a motivação da equipe. O segredo da motivação está na participação e interação do grupo, além de melhorar o ambiente estimula a criatividade e a inovação.
 
AUSÊNCIA DE ESPÍRITO COLABORATIVO
Os líderes devem fazer brotar a energia intelectual, social e emocional de suas equipes. Um espírito de colaboração melhora o ambiente de trabalho e a produtividade.
 
RECEIO EM DESENVOLVER TALENTOS
Ainda existem gestores que têm o antigo conceito de que “gente que pensa pode me passar a perna, longe deles”. A prática vem mostrando que quanto mais se desenvolvem os talentos, mais agregado fica o grupo e a liderança facilitada, desde que este comportamento faça parte da cultura da organização e o grupo esteja preparado para compartilhar conhecimentos.
 
MUITOS NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS OU PANELINHAS
Para que sua liderança seja facilitada, elimine níveis hierárquicos intermediários e desmonte as panelinhas.
 
METAS QUASE IMPOSSÍVEIS DE SEREM ATINGIDAS
Muitas empresas dão aos seus funcionários um tipo de bonificação no intuito de motiva-los, porém são estabelecidas metas que o próprio grupo sabe que são quase impossíveis de serem atingidas, pois dependem de fatores externos e não somente deles.
 
O CULTO AO EU
Neste processo precisa ficar bastante transparente que o compromisso dos membros de uma equipe passa a ser com os princípios e não com os chefes, sepultando o antiquado “culto à personalidade”.
 
DISCURSO DISTANTE DA AÇÃO
Muitos gestores apresentam um grande distanciamento entre a prática e o discurso. Este comportamento, além de ir na contramão da ética, certamente não é a melhor maneira de influenciar pessoas.
 
Estas são apenas algumas das ações que podemos ter para transformar nossa equipe em um time. Não é difícil, apenas necessitamos ficar atentos a estas situações e exercitarmos continuamente na arte de liderar.

Nenhum comentário: