7 de agosto de 2013

Estão faltando degraus na sua escada de ascensão profissional?

A Inteligência Lógica (QI), na maioria das vezes, é o suficiente para você ser chamado para um novo emprego e passar pela fase de seleção, porém para subir os degraus, obter promoções e liderar equipes, a Inteligência Emocional (QE) é fundamental.

Os gestores necessitam de alta Inteligência Emocional porque eles representam a organização para o público interno e externo, além de interagir com um grande número de pessoas são eles que dão o tom para o moral dos funcionários.

Se você observar as organizações bem sucedidas encontrará um forte embasamento da Inteligência Emocional em seus gestores.

Será que está faltando Inteligência Emocional em você? Responda a estas perguntas:

1. Você é uma pessoa acessível, ou só sabe das coisas quando já é tarde demais?

2. Você ou seus liderados são resistentes as mudanças?

3. A sua equipe apresenta alta rotatividade de pessoal?

4. Você e sua equipe abordam diretamente os problemas das pessoas ou preferem não confronta-las?

5. A sua equipe é criativa ou tem medo de cometer erros?

Se apenas uma das respostas acima tenha sido um SIM, eu sugiro que você invista algum tempo no desenvolvimento de sua Inteligência Emocional.

Para desenvolver a sua Inteligência Emocional, siga as dicas de Peter Salovey, professor em Yale:

1. Conheça as suas emoções. Desenvolva a sua autoconsciência e a capacidade de reconhecer os sentimentos enquanto as situações ocorrem. Desenvolva o habito de monitorar os seus sentimentos a cada momento.

2. Administre suas emoções. Melhore a sua capacidade de lidar com os sentimentos para se recuperar rapidamente dos insucessos ou dissabores encontrados pelo caminho.

3. Aprenda a se motivar. Utilize as suas emoções a seu favor a fim de alcançar os objetivos traçados. Tenha autocontrole e autodisciplina, deixando de lado a impulsividade.

4. Desenvolva a sua capacidade de empatia. Aprenda a ouvir. Identifique os sentimentos das pessoas.

5. Gerencie seus relacionamentos. Procure manter a sua reação de forma adequada em relação aos sentimentos dos outros.

Leve sempre em consideração que você é constantemente avaliado e observado, para possíveis promoções e/ou prêmios e esta avaliação leva em conta, principalmente, como você encara novos desafios, situações de estresse, empatia e relacionamentos interpessoais.

Muitas empresas estão avaliando no processo de seleção as competências gerais dos candidatos, não só técnicas quanto emocionais.

O sucesso profissional passa pela Inteligência Emocional.

Nenhum comentário: