21 de agosto de 2012

4 DICAS PARA MELHORAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Já sabemos que as pessoas, primeiro analisam as situações pela emoção e depois pela razão: O raciocínio lógico faz as pessoas pensarem e as emoções fazem as pessoas agirem.

Saber controlar as suas emoções e reconhecer e compreender as emoções dos outros faz parte de uma Inteligência Emocional desenvolvida e é condição fundamental para o sucesso pessoal e profissional.

Pessoas que têm uma Inteligência Emocional desenvolvida apresentam uma vantagem competitiva em relação aos seus colegas por que constroem seus relacionamentos de forma mais sólida, administram o estresse com maior facilidade, têm maior resiliência além de saberem conduzir mais facilmente as situações de conflito.

Veja a seguir 4 dicas para melhorar a sua Inteligência Emocional

1 – Aprenda a conhecer a si mesmo

Tenha consciência de suas próprias emoções e de como você responde aos diversos estímulos emocionais. Faça isto analisando seus pontos fortes e fracos no âmbito de suas emoções e não deixe também de analisar o quanto cada ponto poderá afetar o seu desempenho ou influenciar seu comportamento.

2 – Aprenda a ouvir

Muitas pessoas têm o costume de pensar antecipadamente na resposta enquanto outra pessoa está falando. Quando você desenvolve a sua Inteligência Emocional você aprende a se concentrar no que o orador está falando. Conheça as técnicas de uma escuta eficaz e não tenha receio de pedir esclarecimentos ou em fazer perguntas ao seu interlocutor.

3 – Fique atento à linguagem não falada

A comunicação não verbal ajuda, em muito, identificar o que o outro está sentindo. Aprenda e pratique o reconhecimento da linguagem corporal, por que ela ajudará você identificar melhor as situações e ater empatia. Preste atenção nas expressões faciais, tom de voz, corpo e movimento dos olhos.

4 – Identifique o que lhe causa estresse

Talvez uma sobrecarga de trabalho ou problemas pessoais possam deixar você estressado. Identificar corretamente o que lhe estressa poderá auxiliar a manter as suas emoções sob controle e apresentar um espírito calmo sob aos mais variados tipos de pressão. Aprenda a manter o seu autocontrole e não levar o seu estresse aos demais membros de sua equipe.

Cultivar a sua Inteligência Emocional requer paciência e tempo. Para buscar um aprimoramento mais rápido neste assunto minha sugestão é participar de nosso workshop: Resiliência, autocontrole e inteligência emocional para Gestores.

cleyson@dellcorso.com.br

Nenhum comentário: