11 de abril de 2012

Você nasceu Líder?

lideranca_ti  O Brasil nunca precisou de tantos líderes como agora.

Necessitamos de líderes tanto no setor público quanto na iniciativa privada. As empresas só terão o seu diferencial competitivo se tiverem profissionais que inspirem as equipes e que as conduzam ao que foi estrategicamente planejado.

Diante de tanta necessidade, algumas empresas, infelizmente, ainda nem tomaram conhecimento de quem são os seus líderes ou ainda julgam que Líder é uma função dentro de seus organogramas. Se estas empresas investissem na identificação e preparação de sua liderança, talvez estivessem navegando por mares menos revoltos e consequentemente estariam fazendo a diferença no mercado que está cada vez mais globalizado e consequentemente mais competitivo.

Já escutei que o mercado atual é para gente grande. Será que todas as empresas atuais nasceram grandes? Como se explica o fato de empresas com menos de 2 anos de mercado serem avaliadas com mais de 10 dígitos? Estas empresas possuem alguns diferenciais que vão desde a criatividade e inovação até aspectos gerenciais fora dos padrões conhecidos e dentro destes, a liderança tem papel de destaque.

Para analisarmos a liderança especificamente seria interessante que entre tantos aspectos, olhássemos para alguns atributos essenciais dos líderes. Creio que a relação abaixo pode até funcionar como um check list para autoavaliação:

· Saber ouvir.

Você tem pratica em escuta participativa? Demonstra suas emoções com empatia enquanto ouve?

· Ter controle de suas emoções

Saber controlar e exteriorizar suas emoções é fundamental para aqueles que almejam a liderança

· Comunicação

Se liderança é a arte de influenciar para atingir objetivos, dominar a comunicação é o ponto de partida. Normalmente conflitos nascem de falhas na comunicação.

· Humildade

Pode parecer estranho que se fale em humildade no mundo corporativo nos dias atuais, mas esta é uma das principais características do Líder nível 5.

· Autoconhecimento

Se o Líder é o artista na arte de liderar, nada mais claro que deve conhecer a si próprio para liderar a si mesmo antes de liderar os outros.

· Etica

Liderar é saber influenciar e sem a presença da ética em suas ações dica um tanto difícil ter seguidores (ou liderados)

Existem outros atributos, comportamentos e características do Líder. Se você quiser fazer um esforço consciente e tornar-se líder, comece por estes, faça treinamentos, inscreva-se em programas de formação de líderes e principalmente participe de discussões sobre o assunto.

Prepare-se para ser Líder. A liderança é resultado de perseverança e um árduo treinamento.

Cleyson Dellcorso - contato@dellcorso.com.br

www.dellcorso.com.br                                          www.dellcorso.blogspot.com

Nenhum comentário: