23 de abril de 2009

Assertividade não é agressividade

Todas as empresas estão sujeitas aos mais diversos tipos de conflitos.
A presença de conflitos é inevitável e eles têm as mais variadas fontes, mas uma das mais comuns que tenho encontrado em minhas velejadas é a confusão que muitos fazem entre assertividade e agressividade, principalmente quando ocorre no momento de um feedback.
Assertividade e feedback necessitam de um alicerce muito sólido que está sedimentado no autoconhecimento, pois costumamos transferir nossos pontos fracos para o interlocutor e a agressividade com que falamos é muitas vezes dirigida a nós mesmos e não a ele.
Através da escotilha tenho visto que profissionais que sabem utilizar a assertividade na comunicação têm a habilidade em dar feedback e costumam fazer com freqüência exercícios de autoconhecimento e de meditação, atividades que deveríamos também incorporar em nossa rotina.

Sou feliz por enxergar o mundo através da escotilha de meu veleiro. Como não consigo mudar os ventos eu ajusto as velas para não sair de minha rota, aportando onde tenho Amigos e em lugares que me fazem bem.

Nenhum comentário: