8 de janeiro de 2014

Um novo modelo de gestao de pessoas?

Minha atividade profissional proporciona a oportunidade de conhecer inúmeras empresas em todo o Brasil e no convívio com seus funcionários, durante os almoços e coffee breaks, procuro observar as características, gestão e clima nestas organizações.

Tenho visto de tudo! Encontro empresas que têm uma gestão baseada em modelos arcaicos do tipo “manda quem pode....” até outras, poucas, onde o bem estar do funcionário é tão importante quanto o resultado financeiro, que passa a ser uma consequência e não a única causa de toda operação.

Tenho refletido bastante sobre esta situação e uma das minhas conclusões é que estamos em um período de transição social e organizacional, talvez uma nova “era” esteja se aproximando a passos largos e as empresas ainda não estão conseguindo se posicionar nestes novos cenários. São atores perdidos em cena.

Onde estamos e para onde vamos ainda é um tanto nebuloso, mas uma característica muito comum nas empresas que estão crescendo, mais que outras, já está bem claro para mim: Um novo modelo de gestão de pessoas está surgindo, que respeita uma nova ordem nas relações profissionais buscando a humanização do relacionamento organização x colaborador.

As empresas que estão caminhando para este cenário estão apresentando um maior diferencial competitivo, além de exercerem com excelência a arte da retenção de talentos, promovendo, entre outras ações, o crescimento continuo, pessoal e profissional, de seu time.

Nenhum comentário: