24 de julho de 2013

Realmente, a Inteligência Emocional é importante no ambiente de trabalho?

Muito se tem escrito sobre a necessidade do desenvolvimento de soft skills para um melhor desempenho dos profissionais. Sabemos também que quando o profissional sente-se valorizado, apreciado e sua voz se faz ouvir, apresenta um comprometimento maior com as metas estabelecidas.

Um indicador da qualidade de nossos soft skills é o nosso nível de inteligência emocional.

A inteligência emocional nos auxilia a perceber como nos sentimos e as emoções que os outros transmitem, além de nos capacitar para melhor ouvir, a tomar decisões, a nos comunicarmos melhor e reduzir o nosso estresse,

As quatro principais habilidades da Inteligência Emocional, são:

· Autoconsciência - É a habilidade que temos em perceber as nossas emoções e compreender no que elas nos afetam sob cenários diferentes.

· Consciência Social – É a habilidade de perceber as emoções dos outros e fazer a correta leitura das consequências em nós e na equipe de trabalho.

· Autogerenciamento – É a habilidade de administrarmos as nossas emoções de forma positiva, em nosso benefício ou da equipe. O autogerenciamento está também relacionado com o autocontrole.

· Gestão de relacionamentos – Com a autoconsciência, a consciência social e autogerenciamento podemos gerir com tranquilidade as nossas emoções e entender a dos outros de modo a gerenciar interações com sucesso.

O interessante para os profissionais que desejam aprimorar a sua Inteligência Emocional é que não é difícil de aprender ou desenvolver, bastando apenas comprometimento e vontade de praticar, pois existem programas específicos para esta finalidade.

.Uma Inteligência Emocional desenvolvida aumenta a nossa capacidade de desenvolver relações de confiança mais sólidas em nossa área de negócios, não só com os clientes, mas também com os demais membros da organização, favorecendo para um ambiente de trabalho mais agradável.

Minha sugestão é que você priorize o desenvolvimento da Inteligência Emocional em sua empresa, pela excelente relação custo x benefício que ela proporciona, não só na vida profissional, mas também nos demais aspectos do seu dia-a-dia.

Cleyson Dellcorso

cleyson@dellcorso.com.br

Nenhum comentário: