25 de março de 2013

Liderança e Inteligência Espiritual

Liderança é uma arte. E, na arte de Liderar, o instrumento do artista é seu próprio ser. Dominar a arte de liderar é dominar a si próprio. Em última instância, o processo de desenvolvimento da liderança é um processo de autodesenvolvimento. (Kouzes & Posner )

Tenho enviado alguns tópicos que falam de Inteligência Emocional, mas nas próximas semanas você receberá alguns textos sobre Liderança e Inteligência Espiritual.

Em uma época em que o diferencial entre as organizações tem como um de seus principais pilares o entrosamento e o comprometimento de suas equipes, uma analise sobre a liderança tem caráter fundamental, não só para o desenvolvimento organizacional, mas também como importante ferramenta para a retenção de talentos.

Hoje não é difícil um colaborador atravessar a rua e prestar serviço para o concorrente, levando consigo todo o investimento feito em sua formação.

Na maior parte dos casos de demissão, as pessoas estão se desligando do chefe e não da empresa.

Para contrapor este cenário, ou seja, conseguir o comprometimento do colaborador neste ambiente instável, a figura do líder vem se destacando como o grande responsável no processo de retenção de talentos.

Liderar não é exercer poder e líder não é cargo funcional, mas sim aquele que consegue influenciar pessoas para atingir um objetivo. É importante, também, salientar que o entendimento e uso da Inteligência Espiritual são fundamentais para o exercício da liderança.

Com a dinâmica deste século, cada vez mais se torna importante que o líder tenha um equilíbrio entre o técnico, o comportamental e o social.


Antes de entrar no mérito da liderança deve-se compreender que a organização não é uma entidade viva em si, mas uma entidade cuja dinâmica se dá pelas pessoas que a compõe. São seus colaboradores que garantem a vida e a continuidade no mercado.


Ser líder hoje é ir além da simples gestão. É preciso mostrar o caminho, participar, motivar, influenciar e ter a capacidade de entender o complexo mundo que o cerca através de um pensamento sistêmico.
Ter as habilidades de liderança é imperativo.


Fazendo um estudo dos comportamentos mais comuns do Líder e as necessidades atuais, notei que existe um conjunto de habilidades e atitudes que são encontradas no universo estudado por Danah Zohar e Ian Marshall e que são apresentados em seus textos sobre Inteligência Espiritual.

É com a utilização da Inteligência Espiritual que nós nos tornamos criativos, alteramos as regras, alteramos as situações. "É esta Inteligência que nos dá a capacidade de escolha, o senso moral, a capacidade de temperar normas rígidas com compreensão e compaixão e a compreensão de quando estas chegam a seus limites." (Danah Zohar)

A inteligência emocional permite julgar em que situação me encontro e, em seguida, a comportar-me apropriadamente dentro dela, enquanto a Inteligência espiritual me permite perguntar a mim mesmo se quero estar nesta situação em particular. Não poderia eu muda-la, criando outra melhor?

A liderança é um esforço consciente. Eu influencio outros por decisão própria, para que um objetivo seja alcançado. Este desejo de mudança e de motivação de um grupo ocorre nos domínios da Inteligência Espiritual, donde se conclui que um conhecimento deste mecanismo virá auxiliar de forma significativa o desenvolvimento da liderança nos profissionais.

A Inteligência Espiritual não tem relação direta com qualquer noção de religiosidade. Um indivíduo, dito religioso, pode ter ou não uma alta Inteligência Espiritual.

A Inteligência Espiritual é nosso senso profundo, intuitivo, de sentido e valor, é a nossa bússola, permitindo uma perfeita integração entre o intrapessoal e o interpessoal.

O conhecimento e a utilização dos conceitos de Inteligência Espiritual são facilitadores na condução de processos seletivos e desenvolvimento dos colaboradores. Quanto maior a Inteligência Espiritual, maior será a capacidade de liderar e maior o comprometimento para o bem comum - da organização e da equipe. 

A Inteligência Espiritual pode ser melhorada ou desenvolvida o que é item que deve ser considerado no planejamento estratégico em T & D.

Finalmente, cumpre notar que o colaborador com uma alta Inteligência Espiritual apresenta:
1. Capacidade de ser flexível
2. Grau elevado de autopercepção
3. Capacidade de enfrentar e transcender situações adversas
4. Capacidade de ser inspirado por visão e valores
5. Relutância em causar danos desnecessários
6. Tendência para ver conexões entre coisas diversas
7. Tendência para a criatividade e inovação
8. Tem a capacidade de trabalhar contra convenções


Minha visão de um cenário futuro de curto prazo é que as organizações implantarão programas para desenvolvimento de lideranças e de gestão com forte embasamento nos conceitos de Inteligência Espiritual ou mesmo da necessidade de espiritualizar o clima organizacional. 

Nenhum comentário: