Principalmente na área de prestação de serviços, basta um único erro ou descuido para que um trabalho que vinha sendo realizado de forma estruturada e satisfatória seja visto com desconfiança.
Embora uma variedade de fatores leve ao sucesso de um negócio, há uma qualidade que se destaca acima dos outras - a inteligência emocional.
Investir na Inteligência Emocional de sua equipe é certeza da melhoria em sua operação.
A inteligência emocional é um fator emergente para o sucesso no trabalho e é definido pela capacidade do indivíduo em perceber e gerir as suas emoções e a dos outros.
Cada vez mais as empresas estão sentindo a importância desta habilidade e estão considerando o desenvolvimento de seu pessoal para que possam apresentar mais este diferencial competitivo.
A seguir, 3 motivos que justificam a necessidade de aprimorar a Inteligência Emocional nas equipes:
1. AUTOCONSCIENCIA
Um membro da equipe que tenha uma autoconsciência desenvolvida tem a capacidade de perceber o quanto as emoções que o dominam naquele momento afetam uma situação. Esta é uma habilidade fundamental que permite a qualquer profissional lidar com problemas, atuando em sua raiz, neutralizando ocorrências que podem causar conflitos, mal-entendidos e principalmente criando condições para que a equipe permaneça unida, com consequente vantagens aos clientes e à empresa.
2. AUTOGESTÃO
Se você não consegue identificar as suas próprias emoções, será muito difícil você fazer sua autogestão e ter autocontrole.
Este comportamento é fundamental não só para os gestores em geral, mas também para os profissionais que têm um plano de carreira bem definido.
A autogestão das emoções e o autocontrole permitem aos gestores que transmitam confiança à equipe e aos clientes.
3. CONCIENCIA SOCIAL
A consciência social permite que o profissional perceba as emoções dos outros e possa conduzir os relacionamentos levando-as em conta, não permitindo que atrapalhem o planejamento estabelecido. Em uma equipe este comportamento é muito importante porque leva à empatia e à cordialidade. Nos negócios, transmite segurança ao cliente e na vida pessoal faz com que, entendendo as emoções (e humor) dos outros, possa conduzir um relacionamento saudável.
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