20 de janeiro de 2011

Em tempos de crise a solução é inovação

Quando falamos de inovação estamos nos referindo a pessoas, o que em ultima análise é o que realmente tem valor em toda e qualquer organização.

Grande parte do sucesso das empresas é resultado da preparação e capacitação da equipe, calcada em um planejamento estratégico consistente.

Em períodos de turbulências o pessoal envolvido não pode ser constituído de amadores com boa vontade, mas de profissionais eficientes e conhecedores das metas e estratégias estabelecidas, o que requer treinamento constante, excelente liderança e comprometimento de todos.

Ainda hoje encontramos PME´s que deixam para as circunstancias do dia as atitudes a serem tomadas, sem nenhum planejamento estratégico ou operacional o que é sinal de turbulência eminente, sem contar a falta de preparo de seu pessoal para trabalhar em equipe sob condições adversas.

Em tempos normais todo planejamento é importante para o sucesso, porém em período de crise é fundamental que este planejamento seja feito criativamente, Se é fundamental o aprimoramento da equipe, não deixa de ter menos importância a adequação do negócio à nova realidade. Estamos iniciando um novo período político no País, o modelo político e econômico a ser adotado na pratica ainda é uma incógnita.

A quem caberá o sucesso nos próximos meses e a oportunidade de sedimentar suas estruturas neste período?

A resposta a esta pergunta não é tão simples haja vista a dinâmica com que tudo vem acontecendo, porém todas as respostas passarão pela afirmação: O Sucesso será para aqueles que inovarem e enxergarem o negócio com criatividade.

Na situação atual ganharão todos que analisarem as reais necessidades do cliente, oferecendo a ele serviços que tenham valor agregado, transformando-o de uma fonte de renda em um parceiro comercial.

O mercado atual exige ações planejadas com cautela, sólida administração financeira, austeridade nos gastos, pessoal capacitado e comprometido com as normas traçadas pela empresa. Essas ações devem também contemplar uma maior aproximação com o cliente, pois isto gera maior visão sobre todos os cenários que o período proporciona.

Para que isto seja possível é vital que a equipe esteja afinada e com um comportamento condizente com os novos tempos. É importante entender os novos matizes comerciais e comportamentais, atuando sempre com criatividade. A equipe não deverá se distanciar da realidade em que nos encontramos e que certamente provocará um crescimento naqueles que mostrarem competência e habilidade para transpor este rio de águas turbulentas.

Nenhum comentário: